<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d9284302\x26blogName\x3da+vida+%C3%A9+larga\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://avidaelarga.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://avidaelarga.blogspot.com/\x26vt\x3d3271629203448803517', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
|

23.2.05

pequenino estreitinho pequenino

.

Até hoje só houve uma revolução sexual na História e foi a Igreja que a fez. Antes da Igreja era o deboche absoluto, com regras muito sortidas (...) A nossa obsessão pelo prazer carnal está a destruir a sociedade e a criar a decadência, como criou noutras sociedades.

.


joão césar das neves

14 Comments:

Blogger vague said...

:)
Este texto delicioso e irónico faz-me lembrar um conversa tida um destes dias ao almoço: falava-se de uma igreja cuja sacrista tinha (ainda tem, bem escondido)um túnel secreto que dava acesso directo a um convento de freiras.
Não deve ser caso único de certeza mas não conhecia este pormenor assim tão escancarado, agora não sei é se o túnel é estreitinho ou não.
Ele há cada uma que só visto - tenho curiosidade em visitar esse monumento à hipocrisia (sou católica por sinal)

5:53 da tarde  
Blogger trintapermanente said...

concordo plenamente. espera pelo meu proximo post.
P.s. já tens resposta ao teu magnifico comentario. obrigada. vou-te destacar!

6:37 da tarde  
Blogger Sérgio said...

A crónica do Abominável César das Neves no DN é a única coisa que me põe a rir às gargalhadas numa Segunda-feira de manhã.
Eu imagino os fantamas que habitam aquele sotão...

7:02 da tarde  
Blogger stillforty said...

Coitado! Vim aqui ter através dum túnel como os de antigamente, que ligavam freirinhas a padrecas. Vim através do Brad Pitt. Ora vai lá ver ao meu blog.

10:24 da tarde  
Blogger pandora said...

entendo a ironia, mas acho que sou capaz de concordar com isto...
bj.

10:55 da tarde  
Blogger Rita said...

Prazer Carnal. Decadência. Qual a ligação? Eu não vejo nenhuma!

Bom, também sou míope!

12:41 da manhã  
Blogger stillforty said...

Jorge
Vai outra vez ao meu blog, deu-me tanto trabalho. 'Tou cheia de sono. Vai! Amanhã que já deves estar a dormir a estas horas.

3:49 da manhã  
Blogger soledade said...

A Igreja fez uma revolução sexual, sim: Paulo de Tarso e, depois dele, os doutores da Igreja, em especial Sto Agostinho, privaram as mulheres de alma, dissociaram sexo e prazer, e perverteram o velho dualismo platónico. Quem disse que todas as revoluções são benéficas? Quanto ao que diz Vague, lembrei-me: entre o convento de Sta Clara e o de S. Francisco, em Santarém, há um túnel:-)

10:51 da tarde  
Blogger armando said...

Este César das Neves passou-se de vez... E ele que até era dos poucos "opinistas" que eu tinha pachorra para ler.

Só fico com uma dúvida, será que foi a Igreja católica que criou tb a revolução científica?!

5:28 da tarde  
Blogger corpo visível said...

Li a entrevista desse senhor através do blog do Vale de Almeida. A mim, não me dá vontade de rir. Pelo contrário. Há demasiada gente triste e oprimida por senhores(as) como este.

6:22 da tarde  
Blogger musalia said...

ler esse indivíduo é regredir à idade da pedra...que digo?! nessa época eramos inocentes.
beijos.

11:17 da manhã  
Blogger FataMorgana said...

Jorge,
concordo que a revolução sexual com repercussões mais significativas jamais feita foi a da Igreja (o resultado: muito negativo); concordo que a obsessão pelo prazer carnal está a destruir a sociedade e a criar a decadência, como criou noutras sociedades (as palavras são algo toscas para descrever a situação, mas com jeito e algum desconto, até servem). Tudo o que é obsessivo perde para quanto for reconhecido como legítimo e natural (dependendo de "o quê", naturalmente).
Não acho nada é que antes da Igreja fosse o deboche absoluto: havia outro culto, outra moral, outros valores, mas não falta deles.
E sobretudo, acho que é preciso é renovar alguns modelos!
Um pormenor importante para entenderes o meu comentário: sou Cristã absolutamente convicta. Tenho Fé. Católica também... mas "reformista" (nada de Luteros, estou a falar de reformas para o futuro!)
E acho que tu és inteligente e gostas de espicaçar a malta :)
Beijos

2:49 da manhã  
Anonymous candida said...

estes tipos não têm realmente mais nada para fazer, devem ser uns frustrados. metem-me dó em suma. tb eles são seres mutilados.

10:54 da tarde  
Blogger job opportunitya said...

Exciting blog. The site out did itself and will be
back! I love surfing the internet for blogs that are
exactly like this blog.
Please go over my arizona plastic surgery blog.

2:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com Blogwise - blog directory